ATENÇÃO – A ARPREX não fabrica e não comercializa esse tipo de equipamento, essa página visa apenas demonstrar seu uso na Repintura Automotiva.

Compressor de Ar é um equipamento destinado a produzir e armazenar ar comprimido para os mais diversos usos. Existem diversos tipos de compressores:

Compressor de Diafragma ( Portátil) :
Trabalha em pressão máxima de 40 lbs/pol.2 e é próprio para revólver de pulverização de baixa produção. Ideal para trabalhar sem reservatório , com pistola de Ar – Direto (Sem Válvula)

Compressor de Pistão:
É próprio para grandes produções e trabalha com pressões maiores. Ele pode ser de um ou de dois estágios.

Compressor de Parafuso:
Para produção de grande quantidade de ar em forma contínua e a pressões maiores. É importante ter-se em conta que a pressão é apenas um dos elementos na seleção do compressor. É também necessário verificar qual o volume de ar necessário para o trabalho (P.C.M.- pés cúbicos por minuto). Assim , somando os PCM’s de consumo dos aparelhos a serem usados, poderemos optar por um tamanho determinado de compressor.

Cuidados a Serem Tomados Com o Compressor de Ar:
O local deve ser limpo para que o ar tenha o mínimo de contaminação e o filtro trabalhe com eficiência. O mesmo deve ser colocado o mais próximo possível do ponto de operação. O local deve ser seco a fim de que a umidade a ser condensada seja a mínima possível bem ventilado para que o compressor e o ar aquecido durante a compressão possam ser normalmente resfriados. O compressor deve ser instalado nivelado, fixado ao piso e em local de fácil acesso para a necessária manutenção. O ideal é a instalação fora do local de trabalho (Norma de Segurança).

Deve-se fazer a drenagem do compressor ao final do expediente de trabalho e periodicamente verificar o nível de óleo e condições gerais do compressor.fig_compressor