ATENÇÃO – A ARPREX não fabrica e não comercializa esse tipo de equipamento, essa página visa apenas demonstrar seu uso na Repintura Automotiva.

A finalidade de uma rede de ar é canalizar o ar comprimido produzido pelo compressor, até o equipamento de pulverização.

É recomendável que a rede de ar seja montada em cano de ferro galvanizado. É importante mencionar que ter um diâmetro suficiente e extensão adequada para uma rede são regras básicas para que a perda de pressão não seja excessiva.

A tubulação da linha deve estar inclinada na direção do tanque de ar do compressor ou na direção de um dreno (D), instalado na extremidade de cada ramificação da linha de ar, a fim de permitir a eliminação da umidade condensada. Esta inclinação deve ser de aproximadamente 5 cm a cada 3 metros de tubulação.

A tomada de ar deve ser sempre feita por cima da linha de ar (C) e a tubulação deve ser a mais direta possível; evitando-se ao máximo o uso de curvas , cotovelos e conexões com a finalidade de minimizar a perda de pressão e possíveis vazamentos através da rede.

fig_compressor1

Compressor de AR

fig_rede_ar_completa

Rede de Ar Completa